1 de janeiro de 2010

HISTORIA

.
.
.
O INÍCIO
.
BIBLIORAM foi fundado, sem padrões e sem idéias, por Ramadan Pereira Espindola na data de 1 de março de 2009. Como o próprio fundador comentou numa de suas colunas “A idéia de criar um blog surgiu por impulso, sem ao menos saber qual seria sua identidade”.
O nome BIBLIORAM significa:
“BIBLIO” de Biblioteconomia e “RAM” de Ramadan. Mas o que Ramadan respondia, quando as pessoas perguntavam o significado, era: “Por que BIBLIORAM? Porque quero e acredito. Quero acreditar”
Ramadan era fissurado no seriado Arquivo X dirigido por Cris Carter e estrelado pelos atores respeitados David Duchovny e Gillian Anderson. Além disso, tinha acabado de se converter ao Budismo de Nitiren Daishonin. Era um praticante de Kung fu consagrado no sul do país. Adorava ler, principalmente, revistas em quadrinhos e ainda curtia muito as bandas de Florianópolis.
.
Como a novidade da época eram os Blogs e sites de relacionamentos, o portal tinha uma variedade enorme de assuntos mal organizados, pois o Ramadan apenas queria lançá-lo. Não havia colunas e nem periodicidade correta. Postava-se os assuntos de uma hora para outra, sem se importar se ferisse ou não sua identidade.
.
A PRIMEIRA COLUNA
.
Dois meses depois nasceu a Coluna Rockslaid SkateBlog, escrita pelo amigo e colega da Faculdade de Biblioteconomia, Greg Félix Mariano. Greg, além de estudante de Biblioteconomia, tinha como hobby a prática do Skate, um esporte radical que não tem o reconhecimento desejado da mídia nacional , o que serve de base e sendo o principal assunto de sua coluna. Esse lançamento fez com que o fundador do Biblioram pensasse melhor a respeito da organização e periodicidade dos assuntos.
.
Achando interessante, a introdução de colunas no Blog, o próprio Ramadan, criou a COLUNA BIBLIORAM, que aborda diversos assuntos, e com a principal finalidade tentar criar conceitos que possam informar e acordar as pessoas diante da assombrosa sociedade que vivem.
.
Os dois primeiros anos, foram um período em que Biblioram pode estar presente e cobrindo grandes shows de Rock n’ roll realizados nas Ilha de Santa catarina. Biblioram esteve registrando com imagens de privilegiados ângulos os shows nacionais e internacionais, entre eles, Depp Purple, Sepultura, Angra, Nazareth, Ben Harper, Creedence Brasil Cover, Tom Curren, Glenn Hughes e Donavon Frankenreiter. Além disso, sempre prestigiou as bandas da capital catarinense, como Osberbigão, Os Chefes, Anno domini, Long players, The Elder, Immigrant, Dazaranha, Comum de 3, Hawy, Hookers, White Martins, Palheta do Destino e muitas outras que se apresentaram nos principais bares da Grande Florianópolis.
.
BIBLIORAM também registrou grandes campeonatos de Kung fu/wushu e ainda as duas edições do CULTO ÀS RUAS que proporcionou, com o grande apoio do amigo Greg Félix, a produção do primeiro vídeo do BLOG intitulado como “Skate na Trindade”, lançado no Youtube, no dia 5 de agosto de 2009. Dali em diante vários vídeos foram produzidos com a marca Biblioram, e hoje Biblioram está presente não somente no YouTube, como também no Metacafé e no Sapo.
.
O TRIO TERNURA
.
Depois de muita insistência, no dia 25 de janeiro de 2010, Nasce a COLUNA JJSS, escrita por Jaime José dos Santos, outro colega de faculdade. Foi uma batalha de muita insistência. Foram muitos os convites durante meses, pois o fundador do Blog admirava a forma de escrever de Jaime. Para quem não sabe, a idéia de criar o BIBLIORAM surgiu quando Ramadan teve conhecimento de que Jaime era criador de outros Blogs. Estava formado o Trio Ternura, assim apelidados por alguns professores e graduandos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No dia 18 de novembro de 2009, o trio de estudantes de Biblioteconomia entrou para História da UFSC, como os primeiros alunos a trazerem um representante da organização israelense Ex-libris para apresentar o Aleph, um software de aplicação em unidades de informação, e presente nas principais instituições de Biblioteconomia e Arquivologia do mundo. O grande e esperado seminário, teve a participação de 64 pessoas, entre elas, professores e alunos das diversas fases de Biblioteconomia.
.
BIBLIORAM INTERNACIONAL
.
Em Julho de 2010, Biblioram atravessou as fronteiras do país. Mais um importante passo do Blog, onde pode realizar e disponibilizar matérias sobre a cultura das cidades de Tigre e Buenos Aires, ambas no território argentino. Durante cinco dias de muito frio, Ramadan Pereira Espindola visitou muitos pontos turísticos e várias unidades de informação, entre elas, a Biblioteca Nacional desse país, onde ao sair do local teve que ser revistado por seguranças. Tudo isso registrado nas páginas desse portal.
.
ACUSAÇÕES
.
No dias que iniciaram o mês de Agosto de 2010, Ramadan Pereira Espindola e o Biblioram, foram acusados por simpatizantes de algumas bandas florianópolitanas, de denegrirem a imagem de um festival de rock n' roll que foi realizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mas o que parecia ser tornar um fato que manchasse a imagem do blog e mais ainda a do blogueiro, se tornou uma grande interação entre os internautas que usaram o próprio portal como espaço de debate, proporcionando o maior número de acessos ao Biblioram desde sua criação. Em alguns dias da semana posterior ao lançamento da polêmica matéria, houve a visita de pelo menos 50 ips diferentes. Apesar das opiniões contrárias e até ameaças judiciais que poderiam dar início ao fechamento do blog, a grande maioria dos internautas se posicionou favorável ao Ramadan, o que calou a boca daqueles que tentaram de uma forma ou de outra contrariar a liberdade de expressão.
.
CONTINUANDO SEMPRE FIRME, GOSTANDO OU NÃO.

Durante ano de 2011, notou-se uma presença menos marcante da Coluna Biblioram, pois, Ramadan trabalhou bastante numa acessibilidade mais prática do blog perante aos internautas. Introduziu os menus expansíveis que organizaram os diversos conteúdos já postados e que surgiam repentinamente, como o teatro que que se fez presente em algumas matérias. Reportagens de denúncias também surgiram, e o arquivo confidencial foi aos poucos sendo aberto contando as antigas viagens e eventos realizados antes mesmo da criação do Biblioram. Porém, uma coisa o blog nunca perdeu, que foi sua identidade com o Rock n' roll catarinense e a Biblioteconomia. O blog continuou caindo de cabeça nos registros de shows undergrounds abrindo espaço para bandas desconhecidas e até iniciantes. Bibliotecas continuaram a ser visitadas e divulgadas mesmo quando os responsáveis por essas unidades de informação proibiam a equipe do Blog de fazer seu trabalho.
.
O RECORDE
.
No dia 1º de Janeiro de 2011, o número dos acessos de internautas ao Biblioram, durante a matéria publicada sobre o Festival realizado na UFSC, foi quebrado, para surpresa de muitos, até mesmo para o criador do Blog que custou a acreditar. Isso aconteceu quando o portal lançou o vídeo SEM CORTES dos 18 minutos de Queima de Fogos do Reveillon 2011 de Florianópolis/SC, ao contrário dos canais de televisão terem lançados apenas compactos de no máximo três minutos de duração. Para quem não viu ao vivo, horas depois estava postado o vídeo da cobertura completa.
.
A 1ª VIAGEM INTER-CONTINENTAL, E O BLOG SEGUIU OUTROS RUMOS
.
Em setembro de 2012, o Biblioram reformou seus portais pioneiros. A música e a Biblioteconomia ficaram um pouco de lado; o Kung-fu, as viagens e as trilhas em busca do inesperado tiveram presença mais marcante. Novos assuntos surgiram como o surgimento do quadro CIDADE ABANDONADA, que recebeu várias denúncias anônimas dos internautas indignados com acontecimentos negativos em seus bairros. Em junho de 2013, o blog quebrou a barreira de todas as distâncias, e pela primeira vez seu criador conhecia outro continente, a Europa. Mas isso só o deixou decepcionado pois a imagem que ele encontrara na Itália, era totalmente diferente do que divulgado no Brasil. Muita Miséria e discriminação a outros povos foi o que Biblioram sentiu na pele na terra do catolicismo .

continua ...............................
.

Nenhum comentário: