12 de janeiro de 2011

20 minutos de chuva, estrada de barro vira sabão

.
Criador do Biblioram se envolve em acidente
20 minutos de chuva, estrada de barro vira sabão
Carro de Ramadan Pereira Espindola teve de ser guinchado, mas saiu ileso
.
Imagens de Kheila Amorim Espindola
.
POR RODRIGO AMIL RUBE TULIO.
Ramadan P. Espindola, criador do Biblioram, levou um tremendo susto no dia 09/01/2011 ao retornar de uma confraternização realizada num sítio localizado a aproximadamente 8 quilômetros do Bairro Colônia Santana no município de São José/SC. Ao tentar subir um morro o blogueiro percebeu uma caminhonete vindo no sentido contrario, escorregando e patinando, durante a descida. Segundo alguns moradores locais que presenciaram o ocorrido, ao avistar o veículo patinando, Ramadan tentou como prevenção conduzir seu veículo, um Clio cinza, em marcha ré até o início do morro para dar espaço a caminhonete que descia. Isso evitaria um suposto choque entre eles e outros riscos, e após isso, Ramadan poderia subir tranquilhamente sem dividir a escorregadia pista com mais algum veículo. Porém, essa iniciativa não teve sucesso. Ao aplicar a marchá ré o carro do blogueiro também patinou e sem controle atolou as duas rodas do lado direito numa vala. Esse foi apenas o início dos problemas, pois Ramadan teve que pegar uma carona até o Bairro Colônia Santana para conseguir contato com a seguradora que encaminhou um Caminhão Guincho que chegou em 1 hora e 10 minutos. Ainda de acordo com os moradores, durante a ausência de Ramadan no local, outros carros desceram com a mesma dificuldade da caminhonete quase se chocando contra o veículo do Blogueiro encalhado na estrada. Ao chegar na localidade, o condutor do Guincho teve algumas dificuldades para posicionar seu veículo, e após inúmeras tentativas conseguiu retirar ileso o carro do criador do Biblioram. Sem avarias físicas e materiais restou a Ramadan, que não quis ser entrevistado, retirar o excesso de barro acumulado nos pneus e agradecer apoio dos moradores e curiosos que presenciaram o ocorrido. Ainda bem que ninguém se machucou e nenhum outro dano foi constatado. Apesar de tudo teve muita sorte. Agora, basta as autoridades descruzarem as pernas sobre as mesas e tomarem as atitudes para melhorar o acesso a essa região.
.
Após a situação normalizada nossa equipe Biblioram buscou mais informações sobre a localidade. A estrada onde ocorreu o fato é conhecida pelos moradores como Estrada Geral de Pagará Grande, mas na verdade ela não possui um nome oficial, e o mesmo acontece com uma pequena escola ali situada e as demais ruas. Conseguimos encontrar um telefone público a poucos metros do ocorrido, porém não funcionava. Também não há cobertura de sinal de telefonia móvel. As ruas não possuem nomes e a localidade, que serve de divisa para os municípios de São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, é abandonada por essas prefeituras municipais. Os políticos eleitos não dão a mínima e os moradores da região não cansam de socorrer carros atolados. A enorme insatisfação foi percebida nas declarações de cada residente que ali estava. “Guinchamos pelos menos 3 veículos nos últimos cinco dias [...] Toda vez que chove acontece isso. Ainda mais no verão que chove todo final de dia” diz um morador indignado que não quis se identificar. Carros encalhados no barro molhado são freqüentes. Nem caminhões e caminhonetes com tração nas 4 rodas escapam disso. Lamentável esse abandono.
.
BIBLIORAM também está presente em:
PARCEIROS BIBLIORAM:
.

Um comentário:

JJSS disse...

Meu amigo ainda bem que vocês sairam ilesos e o veiculo também.
É uma lastima todo ano temos de pagar IPVA licenciamento e outros tantos impostos, e somos obrigados a transitar por vias e rodovias em péssimos estado de conservação colocando em risco vidas e bens muitas vezes adquiridos com muito sacrifício.
E os responsáveis por isso onde estão???